sábado, 26 de novembro de 2011

Cachorro motiva quem tem preguiça de treinar



Quem gosta de cachorro tem um motivo extra para ter um deles em casa. Os passeios com o animal são uma desculpa perfeita para manter a boa forma. "Um animal bem adestrado é ótima companhia para caminhadas diárias", afirma o professor Marcelo Augusto Capella, sócio da SP Fit Club. O adestramento é indicado tanto para evitar acidentes quanto para que seu amigo permaneça concentrado durante a atividade (se ele parar a cada árvore ou poste, por exemplo, você terá dificuldade para pegar o ritmo do exercício).


No início de um programa de treino, ter um animal para passear até ajuda na melhora do desempenho. Isso porque você vai acabar praticando sua atividade duas vezes por dia: numa delas com foco no desempenho e, na outra, transformando o passeio numa maneira de queimar mais algumas calorias.


Mas não é aconselhável correr (guia de corrida) com o cachorro, segundo o professor da SP Fit Club. Isso porque, caso o animal se distraia, pode acabar acontecendo algum acidente ou uma lesão mais séria no seu corpo. Também é preciso ter atenção com a coleira, que precisa ser leve para não provocar dores ou cãibras nos braços. Você também precisa ajustá-la num tamanho que não prejudique os movimentos dos braços, evitando forçar demais os ombros e os punhos.


Um cuidado necessário, antes de percorrer quilômetros com seu cachorro, é descobrir o nível de esforço que ele suporta. Raças com patas mais curtas, como os dachshunds, têm dificuldades. Dálmatas, galgos e os vira-latas tendem a ser parceiros de fôlego e disposição invejáveis.


"Uma idéia é passear com o cão para a fase de aquecimento. Depois, durante a corrida, você deixa o animal em casa ou preso em algum lugar fora de perigo", afirma o professor. Nas pausas, lembre-se da hidratação sua e do cão, principalmente nos dias mais quentes.

Fonte: http://www.dietaesaude.com.br/14247/Cachorro-motiva-quem-tem-preguica-de-treinar?utm_source=news_ds&utm_medium=conteudo&utm_campaign=285362