sábado, 18 de fevereiro de 2012

Como lidar com cães que fazem xixi na própria caminha

Peguei esse texto do Blog do Dr. Pet e fiz algumas alterações, pois não entendo que o treinamento que ele dá é o correto, acredito nas coisas que o Reabilitador de Cães Cezar Milan fala e muito vai de encontro com que o Dr. Pet ensina.


"Este é um problema que, normalmente, deixa os proprietários decepcionados, já que eles se preocupam em oferecer maior conforto ao seu cãozinho e quando menos percebem, a caminha está toda molhada e cheirando a xixi!




E por que os cães têm este tipo de comportamento?


Há inúmeras causas que podem levar o cão a fazer xixi em locais inapropriados, mas antes de tentar detectar, devemos primeiro nos certificar que estamos seguindo todos os passos para um treinamento correto:


• O banheirinho deve ser um local de fácil acesso, porém reservado. O ideal é ter um “cantinho”: ao invés de colocar no meio da sala, deixá-lo na varanda, ou ao invés da cozinha a lavanderia;


• Ter alguns locais espalhados pela casa: os cães, por serem animais sociais, não gostam muito de se afastar das pessoas e do seu grupo, por isso é interessante oferecer mais de uma opção de banheiro (dependendo do tamanho da casa);


• Posição da comida, água e cama: esses três itens devem ficar sempre no lado oposto ao do banheiro, portanto, procure não restringir seu cão em uma área muito pequena;


• Se mesmo assim o seu cão insistir em fazer xixi na própria cama, há uma grande chance de que ele esteja agindo dessa maneira para se refrescar. Isso mesmo, alguns cães sentem muito calor (ainda mais com essas caminhas fofinhas) e fazem o xixi para molhá-las e deixá-las mais frescas.






E como resolver?"


Se for o caso do calor é possível deixar o ambiente mais fresco com um ventilador.


Porém lembre-se de que é necessário repreender o cão quando ele faz algo errado e na hora em que estiver fazendo! 


Logo que ele termine de fazer o xixi, faça-o cheirar o xixi (sem usar violência!) e diga NÃO! 


A sensação é pra ser desagradável pra que ele entenda que toda vez que fizer xixi na caminha ele vai sentir esse desconforto e associar o xixi na caminha negativamente.


Repito mais uma vez que não é necessário bater no cão, nem utilizar outras formas de violência, você pode repreendê-lo somente com a voz firme. 


A Rebeca fez xixi durante um tempo logo que chegou na nossa casa bem pequenininha e nós resolvemos desse jeito. 


Além disso, toda vez que o cão fizer xixi na caminha você tem que lavar a caminha muito bem, pois o cachorro associa o cheiro de xixi com o local de fazer xixi. 


Toda vez q ele fizer xixi você tem q lavar bastante, com a intenção de tirar o cheiro que fica impregnado. 


Compramos um produto chamado Pipi Dog, deve ter outros similares no mercado, 




foi muito útil e não é caro. Você usa conforme as instruções na embalagem, pingando algumas gotinhas no local onde você quer que o cachorro faça as necessidades. Eles aprendem rapidinho!


Caso isso não resolva procure o veterinário para saber se existe algum problema físico como incontinência urinária ou outros. 


Ou ainda se não houver nada físico você pode contactar um profissional e solicitar ajuda especializada.


Fonte: Blog do Dr. Pet