sábado, 28 de abril de 2012

Receitas Caseiras para Tratar seu Cão


Utilize esses tratamentos junto com o medicamento que o veterinário prescrever, não deixe de procurar um profissional para o seu bichinho ficar sempre bem e saudável! 
As dicas são da médica veterinária Elizabeth Estevão, mestre em homeopatia e professora dos cursos de homeopatia e fitoterapia da Facis-Ibehe.
Os medicamentos usados no cão também funcionam da mesma forma para as pessoas, porém, nem todos os alimentos e medicamentos tem o mesmo resultado dos pets que em nós, por isso é importante que um profissional indique o que você pode ou não dar para o seu cão. Na dúvida não dê, pois pode ser tóxico e levar ele a morte.
A maioria dessas receitas eu já conhecia, já vi minha avó fazendo, mas com pessoas.
Remédio Natural para:


Sarna
Remédio natural: melão-de-são-caetano(ou melão amargo)


Antes de usar essa receita tenha certeza de que é sarna mesmo. Fungo, alergia e outras doenças de pele também causam queda de pelos. Se for sarna, diariamente, por três semanas, dê um banho normal no bicho, seque com uma toalha e aplique o suco puro do melão. Deixe agir por 10 minutos (ele não pode lamber, é tóxico!), enxágue bem e seque.




Aumentar a resistência do seu pet
Remédio natural: aveia


Se ele estiver doente, misture na ração entre 1 e 2 col. (café, chá, sobremesa ou sopa, conforme o tamanho do cão), ou até 1 col. (chá) se for um gato. Mas se ele está dodói do aparelho digestivo, a aveia pode dar diarreia! Nesse caso, use o chá das folhas.




Acabar com cólicas e desintoxicar
Remédio natural: água de arroz e chá de erva-doce


A água de arroz ajuda a desintoxicar e o chá alivia cólicas. Lave arroz cru (use de cada vez um copo de água para cada ½ xícara de arroz comum) e separe a terceira passagem da água. Coloque numa seringa sem agulha e dê um pouquinho do líquido várias vezes ao dia. Intercale o remedinho com chá de erva-doce, que alivia as cólicas.
*Eu já dei água da lavagem do arroz pra Rebeca sem saber que era desintoxicante, e nem precisei colocar na seringa, eu só coloquei em um potinho e ela bebeu. Ela é meio esfomeada, qualquer coisa que eu dou ela come. rsrs.


Acalmar animais que ficam sozinhos
Remédio natural: folhas de maracujá (passiflora)


Numa panela sem tampa, ferva por 10 minutos de 3 a 5 g de folhas de maracujá em 250 ml de água. Quando esfriar, misture esse chá na água que o animal bebe.




Espantar pulgas e carrapatos 
Remédio natural: arruda


Prepare uma infusão com 20g de folhas de arruda em 1 litro de água quente (sem ferver) e use como a última água de enxágue após o banho normal. Deixe secar naturalmente. Galhos da erva-de-santa-maria sob a cama deles agem como repelente.




Cicatrização mais rápida para pequenos machucados 
Remédio natural: couve


Coloque uma folha de couve macerada sobre o ferimento. Mas, se ele insistir em comer o curativo, use o plano B: deixe a couve pra lá e misture 1 parte de tintura de calêndula em 2 partes de água fervida e filtrada e passe no machucado de três a quatro vezes ao dia.




Aliviar sintomas de gripes, resfriados e tosses
Remédio natural: guaco


O veterinário já deu o diagnóstico? Então prepare o xarope: ferva 6 folhas picadas de guaco em ½ litro de água, coe, misture o suco de 1 limão e adoce com 3 col. (sopa) de mel puro. Dê 1 col. (de chá, sobremesa ou sopa, conforme o tamanho do bicho), de três a quatro vezes ao dia.
*Cuide para não colocar muito mel, pois não pode ficar muito doce.


Provavelmente o veterinário vai dizer que não conhece a eficácia destes medicamentos naturais e é verdade, pois somente alguém com a especialidade em homeopatia pode conhecer e indicar, um profissional alopata não deverá ter tal conhecimento.
Geralmente quando nós vamos ao médico ele indica um medicamento e não um chazinho, o que ele diz é que paralelamente ao medicamento você pode tomar o chazinho da sua avó, não é? Da mesma forma vamos garantir que nada de mau aconteça com os nossos queridos companheiros peludos.


Fonte: M de Mulher da Abril