quarta-feira, 16 de maio de 2012

Pugs obesos - o que fazer?

Todo mundo que tem um Pug sabe que estes fofos tem problemas com sobrepeso. É necessária muita disciplina para manter nossos companheiros em forma! 
Exercícios físicos diários aliados a uma boa e controlada alimentação manterão o seu Pug com uma saúde de ferro!
Existem alimentos preparados especificamente para Pugs, eles são menos calóricos que os comuns, são light.
É muito importante que você não deixe ração a vontade para o seu cãozinho, siga as instruções da embalagem e dê para ele somente a quantidade indicada, pois até uma ração light dada sem controle pode engordar.
Se o seu cão já está com sobrepeso consulte um médico veterinário para que ele indique uma dieta.

Então, coloque o seu Pug para correr! Faça ele fazer muito exercício físico! E leve sempre uma garrafinha d'água.
A Rebeca corre diariamente. Ela sai com o pai (humano) dela, ele anda de bicicleta e ela vai correndo ao lado. Todos os dias, meia hora por dia, a noite, para não se desidratar demais com o sol.
Hidrate sempre o seu cão. 
Fique atento (a): não deixe o seu pug parado durante a semana toda e faça exercícios pesados só nos finais de semana, isso não é bom para humanos, também não é bom para os animais.
É importante preparar o físico diariamente e você verá os benefícios disso!
O exercício deve ser feito de preferência pela manhã, pois o seu cachorro vai ficar calminho durante boa parte do dia. Você vai ver que ele não ficará mais estressado e por consequência ficará mais obediente, destruirá menos as coisas da casa (isso é sinal de estresse e frustração!).
Esta mochila custa em torno de 60 reais, você pode encontrar ela na internet, mas pode ser outra, essa é só um exemplo. Ela serve para cansar o seu cachorrinho mais rápido! Se você tem pouco tempo para passear com o seu cão, coloque peso na mochila, como duas garrafinhas de água, uma em cada lado para o seu Pug carregar enquanto vocês passeiam.
O Pug é um cachorro de companhia, porém, quando o cachorro carrega algo para o seu dono ele se sente útil, e não um simples objeto, é importante para ele ajudar em algo! Por isso, não sinta pena de colocar peso para ele carregar, você pode ter certeza que ele ficará feliz com isso! Isso vale principalmente para raças que prestam serviços, raças que precisam trabalhar, e para cães de grande porte, que demoram muito para se cansar.
É importante também que você ande com o cachorro, e não leve ele para algum lugar e solte, simplesmente. Você tem que andar com ele com passos rápidos e sem ficar parando o tempo todo para ele cheirar as coisas. Parar somente para fazer as necessidades, ou quando você quiser parar!
Outra possibilidade é deixar o seu cachorrinho 30 minutos na esteira. Não deixe ele sozinho, fique supervisionando para que ele não sofra nenhum "acidente". Você pode deixá-lo na guia, e amarrá-la na esteira para que ele não fuja, ou pare.
Siga essas dicas que eu escrevi aqui, elas são ensinadas pelo profissional em treinamento canino Cesar Millan. Falarei mais dele futuramente aqui no Blog.