quarta-feira, 18 de julho de 2012

A Visão Canina


O cão passeia tranquilamente pela rua até que algo muito estranho o perturba, ele vê um inseto, 
mas ele não vê esse inseto como nós seres humanos vemos, o que chamou a atenção foi o cheiro desse bicho, pois esse simpático cãozinho não enxerga bem de perto, ele tem hipermetropia, 
(visão de quem tem hipermetropia)
como a maioria dos cães. Quem tem hipermetropia não consegue focar a imagem que está muito próxima. E por não enxergar muito bem, quando ele se aproxima é pra farejar, lamber ou morder.
O cão não vê as mesmas cores que nós vemos. Nos nossos olhos possuimos células chamadas cones e bastonetes, os cones são responsáveis pelas cores. Uma pessoa normal possui três tipos de cones, os sensíveis ao vermelho, ao verde e ao azul. 
Com a mistura destes tons conseguimos ver todas as cores que conhecemos. 
Os cães no entanto possuem apenas dois tipos de cones, o que significa que ele vê menos cores que nós. Ele não enxerga nem o vermelho e nem o verde, como se fosse uma pessoa daltônica. 
Se você achava que o seu cãozinho enxergava apenas o preto e o branco, você está muito enganado. Mas apesar dele não saber a diferença entre o verde e o vermelho do sinal de trânsito, ele percebe muito bem os movimentos a sua volta, tem uma visão periférica muito maior que a nossa e um olhar muito mais sensível ao movimento. 
(visão periférica do ser humano 180º)
Enquanto nós temos uma visão periférica de aproximadamente 180 graus, os cães podem chegar até a 250! Isso acontece porque eles tem uma posição dos olhos muito mais lateral que os nossos.
(visão periférica do cão 250º)
Um cão esperto sabe a hora certa de cruzar a rua, ele consegue entender o momento certo de começar a sua travessia observando os movimentos dos carros e as pessoas ao seu redor.
Apesar dos cães não enxergarem tão bem como nós, na noite eles levam vantagem. Se eu apagar a luz agora, você não verá melhor que o seu amigão. Eles tem essa característica porque evoluiram como caçadores, então precisam ver bem no escuro para conseguirem seus alimentos, ou até mesmo pra chegar até a bandeja de ração em uma noite faminta.
Agora veja como os cães enxergam:

Fonte: Yahoo Notícias